domingo, 26 de janeiro de 2014

Comida de Domingo - Conchiglione Cremoso com Salmão e Alho Poró


Boa Noite, Moçada Bonita!
           A receita deste domingo - desta vez, realmente feita no domingo - foi o Conchiglione Cremos com Salmão e Alho Poró, que nada mais é que Macarrão com um Molhinho especial e Salmão. Tirei de um vídeo do YouTube do canal "Vai Comer o Que" (link ao final do post).
           A receita é bem rápida de fazer - a partir do primeiro movimento, em meia hora está pronto - e é bem gostosa. Porém, há algumas coisas que devo ressaltar, mas falo disto mais tarde.
           São poucos ingredientes e eles são relativamente fáceis de achar. Comprei o Salmão no Mercado Público e o resto no supermercado e na feira - ressaltado que o mais difícil, que creio que é o Limão Siciliano, foi achado na feira.

Os ingredientes são:
  • 400 gramas de um Macarrão da sua preferência - eu utilizei o Conchiglione, que é aquele em forma de concha.
  • 1 quilo de Salmão.
  • 1 xícara de Creme de Leite - eu utilizei o Fresco, mas pode ser o convencional (de caixinha/lata).
  • 250 gramas de Alho Poró (cortados em meia lua) - para fazer esta quantia, cortei dois talos de Alho Poró.
  • Raspas e Suco de 1/2 Limão Siciliano.
  • Manteiga - apenas para refogar o Alho Poró.
  • Sal a gosto.

OBS: Agora vem as ressalvas. Fiz exatamente a receita acima é ficou bom, porém, acho que algumas coisas poderiam ter sido mudadas para que ficasse melhor. Quando você faz esta receita, o molho que irá se formar será a quantia exata para envolver o macarrão. Quando digo isso é que quase não vai haver molho a mais para dar mais gosto ao macarrão. Com isso, acho que é possível algumas das opções abaixo:

  1. Diminuir a quantidade de Macarrão - 200 ou 300 gramas.
  2. Aumentar a Quantidade de Molho - dobrar a quantidade de Creme de Leite, Alho Poró e Limão Siciliano.
Acho que se mudar a receita, escolhendo uma das duas opções acima, vai ficar melhor, porém, se não quiser, também ficará - pelo menos para nós ficou.

Sem mais delongas, vamos para a receita:
           Inicialmente cortei o Alho Poró, o Salmão e pus água para ferver para fazer o macarrão. O Alho Poró eu cortei os dois talos na forma de Meia Lua e o Salmão em cubos - mas aí você corta ele da forma mais que mais lhe agradar. Quando cortei o salmão, coloquei um pouco de sal sobre as peças cortadas para dar uma temperadinha.

Salmão em Cubos
           Depois do "mise en place" feito, iniciamos colocando um pouco de manteiga na panela - com tampa - que você escolheu para fazer e começamos refogando o Alho Poró.

Refogando o Alho Poró - Inicio
Refogando o Alho Poró - Fim
           Após refogar o Alho Poró, abaixei o fogo - que até então estava alto - e coloquei as raspas de Limão Siciliano na panela, misturei um pouco, e depois pus o suco da metade deste mesmo limão. Depois disto pus o Creme de Leite - no meu caso Fresco - e mexi até que formasse um molho bem cremoso. 

Molho - Alho Poró, Limão Siciliano e Creme de Leite
           Após isto, aconcheguei o Salmão sobre o molho, tampei a panela, e deixei que o salmão cozinhasse neste molho e no vapor da panela até que ele ficasse naquele tom  rosado - no meu caso ficaram uns 5 minutos - e aí desliguei o fogo.

Salmão Aconchegado - Incio
Salmão Aconchegado - Após 5 minutos
           Neste meio tempo a água ferveu e eu pus o macarrão - segui as instruções do pacote mesmo para fazer o macarrão (que no meu caso foram 8 minutos).
           Quando o macarrão ficou pronto, o coloquei na panela com o salmão e o molho e misturei bem devagar para não desmanchar o salmão - acho que nesta hora, o mais aconselhável seria por no lugar onde você vai servir o macarrão e despejar o seu molho com o Salmão em cima.
           E sabe de uma coisa? Tarãããããã!!!! Está pronto!!!!

Prato Montado

           Ficou muito bom e o Salmão ficou bem temperado - por mais que ele tenha ficado bem pouco tempo cozinhado.
Té +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário