domingo, 23 de março de 2014

Adoçando a Vida - Cupcake Red Velvet

Oi, Povo Gentil!
          A receita que fiz hoje eu já estava com vontade de fazer a bastante tempo, porém, estava sem tempo e não tinha todos os equipamentos que eu queria para efetuar a receita. Quando pensei na ideia de fazer Cupcakes, queria ter, pelo menos, os apetrechos básicos para fazê-los, isto é: sacos de confeitar, bicos de confeitar e a forma. Essa semana comprei tudo o que eu queria e mal podia esperar para colocar em prática. Não foi uma compra barata, mas valeu a pena. Comprei tudo numa loja especializada em confeitaria que fica próxima ao Shopping Iguatemi (www.isamaraamancio.com.br).
          A receita eu fiz baseado em dois lugares já conhecidos: de um vídeo do YouTube (do lindíssimo canal ICKFD) e do meu belíssimo livro "Na Cozinha com Nigella". Quando digo que misturei é que a ordem dos paços segue mais a do livro, porém, os ingredientes eu peguei do vídeo - com exceção do Vinagre.
          Pensando em qual Cupcake eu faria primeiro, cheguei a conclusão que faria o icônico Red Velvet. Vi muitos e muitos vídeos a procura de uma receita que me agradasse e em alguns deles era explicado o porque da cor vermelha do Cupcake. Você sabia que é por causa de uma reação química que ocorre entre o Cacau em Pó, o Bicarbonato de Sódio, o Vinagre e o Butter Milk (ingrediente ameriano)? (e quem que perguntou?) Mas é claro que depois de um tempo o vermelho da reação ficou para trás e o corante assumiu o seu lugar para deixar o red bem mais RED!
          Sobre os ingredientes só digo uma coisa: facílimos. Todos comprados em supermercados e até que são em conta. Digo outra coisa: os ingredientes a baixo não serão exatamente os que eu usei, haverá uma pequena mudança - realmente pequenas -, porém, tais mudanças só deixarão a sua receita mais saborosa.

Os ingredientes são:

Para o bolinho:
  • 280 gramas (1 e 1/2 xícara ) de Açúcar Cristal
  • 240 gramas (1 e 3/4 xícara) de Farinha de Trigo
  • 20 gramas (1/4 de xícara) de Cacau em Pó
  • 1 pitada de Sal
  • Meia colher de chá de Fermento em Pó
  • 2 Ovos
  • 120 gramas de Manteiga sem Sal
  • 100 ml de Água
  • 150 gramas de Iogurte Natural
  • 2 colheres de chá de Corante em Gel Vermelho - aqui vai variar de acordo com o seu corante. Você põe a quantidade de acordo com a tonalidade que você quer.
  • 2 colheres de sopa de Vinagre de Maça
  • 1 colher de sopa de Essência de Baunilha
Para o Creme:
  • 400 gramas de Cream Cheese
  • 200 gramas de Manteiga
  • 1 colher de sopa de Essência de Baunilha
  • 2 xícaras e meia de Açúcar de Confeiteiro (Glaçúcar)
OBS: Seria legal para fazer esta receita ter o saco e o bico de confeitar, mas caso você não tenha, é possível fazer sem. O que eu acho indispensável são as forminhas de papel e a forma de metal que vai ao forno com as forminhas de papel.

          Vamos começar? Primeiramente vamos fazer nosso "Mise en place", isto é, vamos pesar e deixar todos os ingredientes prontinhos para assim que precisarmos tudo já estar a mão e não precisarmos sair abrindo gavetas com a mão suja.


          Após tudo pesado lindamente, vamos peneirar a Farinha de Trigo, o Açúcar Cristal, o Fermento, o Cacau em Pó e o Sal e, após tudo peneirado, basta misturar bem até ficar bem homogênea a mistura.



          Deixe a mistura de lado e coloque em uma vasilha a Água e a Manteiga e leve ao microondas para derreter - coloquei 1 minuto, parando na metade para mexer



          Agora basta misturar - eu utilizei a batedeira -, até ficar bem homogêneo, a mistura dos sólidos que você já fez anteriormente, a Água e a Manteiga que está derretida, o Iogurte, os Ovos e a Essência de Baunilha.



          Agora é o momento legal: corante. Como eu disse na descrição dos ingredientes, eu pus, aproximadamente, duas colheres de sopa de Corante em Gel Vermelho. Mas aí você vai pondo o corante aos pontos até ficar no ponto que você quer.


          Agora que a tonalidade já está ajeitada, basta misturar, em uma outra vasilha, o Bicarbonato de Sódio com o Vinagre - não se assuste, vai rolar uma surpresinha muito legal -e, após ocorrer a reação química legal, junte com a sua massa red e misture até ficar bem homogêneo.



          Agora basta colocar a quantidade de massa em cada forminha de forma que ela fique preenchida até, aproximadamente, 3/4 da mesma (Esta receita me rendeu 14 Cupcakes. Tive que fazer duas fornadas, uma com 12 - preenchendo toda a minha forma - e uma segunda com apenas 2) e levar ao forno, que já está pré-aquecido a 220°, por 20 minutos.



          Enquanto seus Cupcakes estão no forno, você pode fazer o Creme que você vai usar. É bem simples: basta bater, inicialmente, o Cream Cheese e a Manteiga até que fique em homogêneo e fofinho, e depois acrescentar a Essência de Baunilha e o Açúcar de Confeiteiro e bater mais um pouco.

Manteiga e Cream Cheese
Manteiga e Cream Cheese - batidos
Todos os ingredientes
          Após tudo bem batidinho, basta levar a geladeira e deixar lá até que fique bem consistente - infelizmente isso deve durar umas 2 horas #odeioesperar.
          Nesse meio tempo, provavelmente, o seu bolinho vermelho deve ficar pronto. Você retira eles do forno e deixa esfriar bem - caso contrário, quando você for confeitar, vai dar caca. Para esfriar mais rápido, eu retirei da forma de metal os Cupcakes - quando a forma de metal já estava tocável - e deixei-os sobre uma grade.



          Quando passou o tempo, passei o Creme para o saco de confeitar e fiz os mais belos Cupcakes Red Velvet



Té +!


Nenhum comentário:

Postar um comentário